domingo, 9 de janeiro de 2011

Bebendo (um pouco) da cultura popular


Essa semana o bichinho da curiosidade tocou em minha cabeça e cochichou em meu ouvido. Ele me disse que eu devia ampliar mais meu sendo de cultura do nosso país e esquecer um pouco essas coisas que vem importadas como grandes cadeias de cultura pop mundial. Então resolvi que iria participar de um verdadeiro momento cultural do nosso Brasil, mas especificamente do Nordeste.

Para situar bem quem tá lendo isso vou explicar melhor.


Nos festejos natalinos - assim como nos juninos -, muitas coisas acontecem e muita gente não dá muita atenção. Em geral a mesa repleta de peru (que eu acho que nem é do Brasil) e iguarias importadas dão o ar do Natal. Mas muito mais coisas acontecem em nossas ruas depois do dia 25 e nos deixariam maravilhados se simplesmente parássemos um pouco para apreciar. Como moro em Olinda - cidade berço da cultura popular -, fica mais fácil ver esses acontecimentos. Essa semana - como eu dizia antes -, fui apreciar algo culturalmente novo para mim: a queima da lapinha. Popularmente falando a "Queima da Lapinha" é um rito dentro da chamada "Festa de Reis" ou em alguns lugares "Folia de Reis" - para quem não sabe esses reis são os "Reis Magos" da bíblia que entregaram os presentes (ouro, incenso e mira) a Jesus por ocasião do seu nascimento -, que ocorre no dia 06/01 de todo ano (dia de Reis). A lapinha é a chamada manjedoura - a cama de palha onde o menino Jesus foi colocado logo ao nascer (isso faz parte da bíblia e da cultura popular)-. Então queimar a lapinha seria como se (eu acho, mas não estou bem certa disso) se livrar da fase difícil em que se viveu - na cama de palha -, e receber os presentes que simbolizam o seu reinado - no caso do presentes dos "Reis Magos". 

É obvio que ninguém tá ligando muito para isso, só querem ver o espetaculo que tem Pastoril - que é algo típico do Nordeste -, e as musicas, as luzes e as pessoas, e claro a "queima da lapinha". Mas é algo muito bonito. Fiquei para ver com uma amiga em frente ao Maior Presépio Gigante do Brasil (fotos) essa celebração e tirei algumas fotos. Muita gente foi prestigiar e muitos turistas que estavam por aqui pararam para ver.


Maior Presépio Gigante do Brasil (Olinda/PE)

Celebração da "Queima da Lapinha" (06/01/2011 - Olinda/PE)


E eu cheguei a conclusão que (como alguém disse em meu Facebook) não é bairrismo ver e falar disso. Reverenciar a cultura do nosso país em momentos fora do carnaval é mais que valido, e nos torna mais brasileiros.  Então sejamos mais brasileiros, pernambucanos (isso para quem é daqui) e regionalistas, aproveitando de tudo que o nosso país pode nos oferecer. Não quero que esqueçam a chamada "cultura pop", a cultura de massas. Mas reverenciar aquilo que seu estado, seu lugar, sua região e seu país podem oferecer a nível de "pop" - sendo pop = popular -, é algo valido, respeitoso e preservador para as gerações futuras.

Era isso que eu tinha para dizer por agora!

Viva a nossa cultura em seus mais amplos aspectos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me conta o que achou.