quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mudança de paradigma: do nerd ao novo geek

Encarar as mudanças de vida não é tarefa fácil, mas todos os dias as coisas se modificam e mudamos junto com elas. Como diz a fisíca: o mundo gira! E se o mundo gira não podemos ficar parados, a mercê da monotonia e da continuidade. Por isso de geração em as coisas evoluem como pokémons e chegamos ao ponto em que a raça humana hoje está.

Nerd (estereótipo)

Falando de comportamento é notável a diferença do jovem de hoje para o jovem da década passada e da década antes dessa. Alguns dirão: não se fazem mais jovens como antigamente. E outros: o jovem é o futuro. Sem dúvida as duas vertentes de pensamento estão absolutamente certas nos seus pontos de vista, por que uma coisa não anula necessária a mente a outra. Diante dessa questão de mudança de comportamento um ramo bem peculiar de ser humano (e digo isso sem qualquer domínio sociologico do tema) tem perceptivelmente mudado ao longo dos tempos: o nerd.

Novo Geek
A mídia televisiva, os jornais, revistas, o cinema e a internet está ai para provar. O nerd de hoje não mais o mesmo. Fala-se no movimento Geek que rompe barreiras e passa do degrau de míope alienado com calças caqui (tão menosprezado no século passado) para homem (ou mulher, não sou preconceituosa) que pode estar em alto cargos de comando, ser jornalista, engenheiro ou blogueiro, usa a roupa que todo mundo tem, a que é "tendência", põe óculos de grau se quiser (por que pode usar lentes sem perigo), ou nem é miope. O nerd hoje é alguém além das possibilidades. É um ser que pode sair da reclusão e mostrar ao mundo todo seu conhecimento. Jogar seus jogos de game, ver suas series malucas, ler os quadrinhos ou animes, entender de tecnologia sem ser chato, jogar seu RPG e lançar dados de vinte lados nas tardes de domingo, ter seu time de futebol preferido e se quiser jogar também, dizer que "a força esteja com você sem ser ridicularizado. O nerd se afastou do preconceito anterior que o mantinha afastado das mulheres interesseiras e do convívio com as pessoas "normais". Que o diga os grandes milionários Geeks empresários Bill Gates e Mark Zuckerberg  (se você não os conhece é melhor ler mais) e os blogueiros/empresários e algo mais de sucesso Alexandre Ottoni e Deive Pazos (do Jovem Nerd), além de escritores, cineastas, comediante e vários outros artistas.

 De certa forma o novo Geek não é mais rotulado. Hoje é algo que muitos querem ser. Algo que meio que dá "status quo" sem te deixar distante das outras coisas. Confuso, não é? Pois é... Ser nerd ou Geek é mais que o jeito que se veste ou o que gosta, e algo que tem mais a ver com as suas escolhas pessoas e como elas vão refletir no mundo.

Por Vanessa Lima

Uma simples lembrança sobre o  Star Wars Day (quer coisa mais Geek), 04 de maio...
"May the 4th be with you."




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...